Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Curso capacita produtores sobre Canola

14/03/2012

Na safra de 2011 o Brasil contou com 60 mil hectares de área plantadas com Canola, destes 35 mil ha somente no Rio Grande do Sul.

De acordo com o zoneamento agroclimático a partir da segunda quinzena de abril inicia-se o período indicado para o plantio de Canola no estado do Rio Grande do Sul, e é com o intuito de preparar agricultores, técnicos, agrônomos e demais interessados que a ABRASCANOLA (Associação Brasileira dos Produtores de Canola), o Grupo Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS Biocombustíveis) e a Embrapa-Trigo promovem o “VIº Curso de Capacitação e Difusão de Tecnologia na Cultura da Canola”, nesta quinta-feira (15/03), no auditório da Embrapa-Trigo, em Passo Fundo/RS.

A atividade tem por objetivo ser um importante fórum para discussões e apresentação de novas tecnologias para a canola, além do que se consolidar como importante evento técnico-político para a cultura. No encontro será abordado, através de palestras e painéis, o plano de fortalecimento da cadeia produtiva da canola, registro de defensivos, cases de sucesso, mercado, adubação, tecnologias de semeadura e de colheita, controle do mofo branco, entre outros.

Para o vice-presidente da ABRASCANOLA e coordenador do Departamento de Fomento da BSBIOS Eng. Agr. Fábio Júnior Benin esse é um importante momento. "Com o curso os produtores podem adquirir conhecimento e se atualizar sobre a canola e, assim ficam bem preparados para o plantio da cultura," afirmou Benin.

A canola se encaixa na região sul do país como uma excelente cultura de inverno, própria para a rotação de sistemas, é indicada para a produção de óleos comestíveis e o biodiesel. "Um outro benefício que os produtores tem com canola é a aquisição garantidada da safra. A BSBIOS, indústria de biodiesel de Passo Fundo (RS) compra todos os grãos que foram fomentados pela companhia, além de prestar assistência técnica as lavouras," ressaltou o engenheiro agrônomo.

Na safra de 2011 o Brasil contou com 60 mil hectares de área plantadas com Canola, destes 35 mi ha somente no Rio Grande do Sul. A BSBIOS foi responsável pelo fomento de 25 mil ha nos três estados do sul do país.

O Sexto Curso de Capacitação e Difusão da Tecnologia na Cultura da Canola é uma promoção da ABRASCANOLA, Embrapa-Trigo e do Grupo DRS Biocombustíveis (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo; Banco do Brasil; CMDA; Emater; Embrapa Trigo; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA; Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA; Prefeitura Municipal de Passo Fundo; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Sindicato Rural de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo). O evento é patrocinado pela BSBIOS, Mosaic, e Celena Alimentos, com apoio da Advanta. A coordenação do evento é do pesquisador da Embrapa-Trigo, Gilberto O. Tomm. Os interessados devem fazer sua inscrição no local ao valor de R$ 10,00 (dez reais), com direito ao almoço.

Serviço: VIº Curso de Capacitação e Difusão da Tecnologia na Cultura da Canola

Data: 15 de março de 2012 (quinta-feira)

Horário: 8 às 17h30min

Local: Auditório da Embrapa-Trigo - Passo Fundo (RS)

Investimento: R$ 10,00 (dez reais), com direito ao almoço.

Programação:

08:00 - Recepção e inscrições

08:20 - Abertura

09:15 - Plano de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Canola - Gilberto O. Tomm, Pesquisador da Embrapa Trigo

10:00 - Intervalo

10:15 - Plano de Ação para Obtenção de Registro de Defensivos para Uso em Canola - Arlindo Bonifácio - Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Painel: "Cases" de sucesso na produção de canola

Moderador: Eng. Agr. Fábio Junior Benin

11:00 - BSBIOS: Gelson Piana - Profissional técnico da Cooperativa Cotrijal

11:15 - Celena Alimentos - Produtor Etson Gross

11:30 - Giovelli Óleos Vegetais - Produtor Edelmar Pieniz

11:45 - Floss Consultoria - Luiz Gustavo Floss

12:00 – Almoço - Local: Associação dos Professores da UPF

13:45 - Mercado para canola: presente e futuro. Emílio Figer - Diretor Celena Alimentos

14:20 - Adubação de canola:

Demandas nutricionais - Sírio Wiethöter - Pesquisador da Embrapa Trigo

Fertilizantes específicos - Valdecir Marcon - Supervisor Regional Mosaic Fertilizantes

15:00 - Tecnologia de semeadura de canola - Roberto Jasper- SOCIDISCO

Tecnologia de colheita da cultura da canola - Lauro Fassini - Produfort

15:40 - Intervalo

16:00 - Controle de Mofo Branco - Maurício Meyer - Pesquisador da Embrapa Soja

16:40 - Canola - Oportunidade de ouro para reduzir a dependência da safra de verão - Gilberto Omar Tomm - Pesquisador da Embrapa Trigo

17:30 - Encerramento