Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal realiza 14° Encontro de Mulheres

23/10/2009

O evento, realizado no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, reuniu cerca de 1400 mulheres dos 14 municípios da área de abrangência da cooperativa.

Desde 2003, o encontro ocorre em dois dias com a mesma programação para atender o grande número de interessadas. Em 2009, pela manhã a psicopedagoga Ângela Soares, da Universidade de Passo Fundo, chamou a atenção das participantes do evento para a importância da autovalorização. Abordando o tema "Ressignificando a identidade da agricultura: um doce e forte olhar sobre si mesma", levou as mulheres a refletirem sobre a necessidade de reavaliar seu papel na família e na sociedade. "A mulher agricultura sempre focou seu cuidado na família e nos outros e muitas vezes esquece que também precisa de atenção e de cuidado", afirmou.

À tarde, o vice-presidente do Grupo Tevah, Eduardo Tevah, falou dos diferenciais das mulheres de sucesso. Formado em Administração de Empresas, com especialização em gestão de pessoas, o conferencista explicou que para ser uma "pessoa diamante" - aquela que conserva um brilho contínuo - basta a mulher colocar o amor em tudo o que se faz. "Precisamos contagiar os outros de forma positiva para que possamos obter o sucesso, afinal, se queremos mudar as pessoas, devemos começar por nós", destacou.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, salientou, ao participar do encontro no dia 22 de outubro, que a mulher tem participação decisiva no fortalecimento da cooperativa. Segundo ele, a presença feminina no quadro de colaboradoras, de associadas, de líderes e desde 2007 no Conselho de Administração da cooperativa é fundamental. "Homens e mulheres precisam trabalhar em conjunto, cada um utilizando suas qualidades, para alcançarmos objetivos comuns", frisou, aproveitando para informar que a intenção é aprimorar cada vez mais os trabalhos junto aos associados para fortalecer a união entre o quadro social e a cooperativa.

ENCONTRO TAMBÉM TEVE MOMENTO ARTÍSTICO

O 14° Encontro de Mulheres Cotrijal teve ainda um momento artístico, com a apresentação do Grupo Curto Arte Produções Ltda., de Dois Irmãos. Com a peça teatral "As receitas de Dona Herta", o grupo fez a platéia se chacoalhar de tanto rir ao destacar as mancadas de dois senhores tentando conquistar o coração de Dona Herta, uma viúva que é cozinheira "de mão cheia". A peça foi apresentada após o almoço.