Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Colaboradores participam de curso sobre armazenagem

15/10/2009

O curso, que abordou a recepção, secagem e a armazenagem de grãos, foi realizado no Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí (Cetaj), localizado dentro do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Participaram coordenadores operacionais, operadores de armazém e a área de qualidade de grãos da cooperativa.

As aulas teóricas e práticas foram dirigidas por instrutores da Emater/RS-Ascar, com quem a Cotrijal mantém parceria para a realização desse tipo de treinamento no Cetaj. Na abertura, o diretor de Produção da cooperativa, Gelson Melo de Lima, destacou que a reciclagem de conhecimentos é importante para aperfeiçoar o trabalho. Para o gerente Operacional da Cotrijal, Laídes Porto Alegre, a troca de experiências com os profissionais da Emater vai resultar no apontamento de ações que podem melhorar ainda mais a qualidade da armazenagem na cooperativa.

O treinamento englobou os seguintes assuntos: importância de operar corretamente os equipamentos e do conhecimento amplo e geral dos processos; avaliação operacional de unidades; certificação de unidades armazenadoras; identificação da estrutura, composição e propriedades dos grãos; recebimento dos grãos; pré-limpeza e limpeza dos produtos; secagem de grãos; segurança operacional; limpeza e secagem de grãos; aeração dos grãos; e controle de pragas.