Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Plantio da lavoura experimental de soja começa este mês em PF

14/10/2009

Passo Fundo é um dos principais pólos de produção de soja do Rio Grande do Sul, motivo pelo qual o município foi escolhido para receber uma das áreas demonstrativas do projeto Lavouras do Brasil.

Lisandro Webber é proprietário de uma lavoura que fica no município de Coxilha, no norte do Estado. Com uma área de cerca de mil hectares de trigo que será usada para cultivo de soja nos próximos meses, ele é um dos produtores rurais que vão acompanhar os diferentes estágios da planta e trocar informações sobre a oleaginosa pela internet. A novidade vai ajudá-lo na tomada de decisões.

No município, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo. Professores e estudantes já estão focados no preparo do solo para o plantio e vão acompanhar o desenvolvimento das lavouras a partir deste mês. Uma câmera será instalada na área demonstrativa para que internautas de todo o país possam acompanhar as práticas do cultivo.

Uma equipe de cinco estudantes da Faculdade de Agronomia da UPF vai abastecer o blog da comunidade do projeto com informações sobre clima, solo e dados do desenvolvimento da planta. É tecnologia e informações em tempo real ajudando a melhorar o desempenho dos produtores rurais.

A iniciativa é do Canal Rural, com o apoio técnico da Embrapa, e tem como objetivo monitorar o desenvolvimento da cultura da soja através de câmeras de vídeo e estações meteorológicas em diferentes regiões do Brasil.

Nesta quarta, dia 14, encerrando o ciclo de fóruns Canal Rural Lavouras do Brasil, será realizado o último evento, em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul. O fórum será transmitido ao vivo pelo Canal Rural a partir das 14h30min. Fique por dentro de tudo o que ocorre no projeto através da internet. Basta participar da comunidade.

Fonte: Canal Rural Mateus Rodiguero | Passo Fundo (RS)