Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

AGROTECNOLEITE 2009: pesquisa e tecnologia

30/09/2009

O evento se estende até sexta-feira, 2 de outubro, e apresenta as novas tecnologias e resultados de pesquisa da atividade leiteira, além de palestras sobre diferentes temas relacionados à cadeia do leite.

Na solenidade de abertura, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, afirmou que a feira, neste ano em sua terceira edição, vem crescendo em termos de expositores e público porque é um projeto elaborado por um conjunto de entidades cientes da importância da atividade leiteira para a região. "Nós temos a missão de levar conhecimento ao produtor para que ele consiga melhores resultados, mas ele também precisa fazer a sua parte, buscando a profissionalização, porque sem ela é muito difícil permanecer na atividade", destacou. "A produção de leite exige muita dedicação, sim, mas também uma ótima oportunidade de renda".

Parceira na organização, a Cotrijal mantém estande institucional na feira. Também participa da Via Láctea, um conjunto de estações em que profissionais de várias empresas e pesquisadores apresentam breves palestras, repetidas várias vezes ao dia, para grupos diferentes de visitantes, sobre assuntos técnicos de fundamental importância para o sucesso da atividade leiteira. Os profissionais da área veterinária da Cotrijal, juntamente com o produtor e líder de núcleo Luiz Carlos Schuster, mostram a importância do gerenciamento eficiente da atividade.

A Cotrijal, em parceria com a Emater/RS-Ascar e as prefeituras, também organizou excursões para viabilizar a participação dos produtores na feira. Além da cooperativa, são parceiros na Agrotecnoleite a Emater/RS-Ascar, Embrapa Trigo e Gado de Leite, Programa Juntos para Competir (Sebrae-Farsul-Senar), Prefeitura de Passo Fundo, RBS/TV, Sicredi e Universidade de Passo Fundo.