Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Grupo retorna dos Estados Unidos

01/09/2009

Eles foram recepcionados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e por familiares. Promovida pela Cotrijal e Syngenta, a viagem incluiu visitas principalmente aos Estados de Illinois e Iowa, que são os principais produtores de soja e milho daquele país.

Nos Estados de Illinois, Indiana, Iowa, Nevada a Carolina do Norte, o grupo visitou propriedades, cooperativas, centros de pesquisa e universidades, e a Bolsa de Chicago. O objetivo foi visitar locais que sejam referências na área agrícola, para aproximá-los da informação, da tecnologia e do conhecimento, e ver o que está sendo feito em outras regiões.

Na avaliação dos participantes, esta viagem possibilitou conhecimento, experiências e novos relacionamentos no mundo do agronegócio. "Com tudo o que vivenciamos, poderemos separar o que efetivamente serve para nós. Precisamos também compartilhar o aprendizado para que mais pessoas sirvam como multiplicadoras das boas práticas observadas em outros locais".

A programação foi acompanhada pelo professor da Faculdade de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, Dr. Ricardo Balardin, que fez doutorado nos Estados Unidos e é hoje uma referência na área de pesquisa agrícola, principalmente na área de fitopatologia.

Visitas realizadas:

- Visita a CME, em Chicago, onde puderam ter uma noção do funcionamento da Bolsa e acompanhar o inicio do pregão;

- Visita a propriedades, onde os proprietários passaram uma visão do seu negócio e responderam aos questionamentos diversos, relacionados principalmente as lavouras de milho e de menta, cultura alternativa desta propriedade.

- Visita a Purdue University, em Lafayette - onde obtiveram informações de nível técnico;

- Visita ao SBI (Syngenta Biotechnology Institute), em Raleigh, onde foram apresentadas as mais modernas inovações tecnológicas para um futuro próximo.