Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Safras brasileiras de inverno – vamos plantar milho e trigo!

16/02/2011

Em um ambiente de preços internacionais já altos – e ascendentes – para a grande maioria das commodities agrícolas, chamamos atenção de nossos agricultores que se preparam para o plantio das safras de inverno. Milho e trigo, entre nossos produtos agrícolas de inverno capazes de grande produção, são aqueles em que a possibilidade de queda de preços nesta safra 2011 é muito baixa. Muito pelo contrário…

Os estoques mundiais de milho, de acordo com o Ministério de Agricultura dos EUA (USDA) devem cair no final desta temporada para seus níveis mais baixos em quatro anos, (122.5 milhões de toneladas). A demanda crescente para a produção de rações animais e etanol a partir do milho, pelo segundo ano seguido, podem levar as cotações do produto acima de 8 dólares por bushel nas bolsas de futuros, quebrando recordes de vários anos.

A situação não é nada diferente com relação ao trigo. As colheitas do nobre cereal em todo o mundo são oficialmente estimadas em 645.4 milhões de toneladas para este ano agrícola, enquanto a demanda é esperada na casa de 665.2 milhões de tons, de acordo com a estimativa do USDA de 9 de fevereiro. Isto vai enxugar os estoques mundiais para o mais baixo nível em muito tempo, de apenas 178 milhões de toneladas.

Estes números de produção de trigo podem apenas piorar se as condições de plantio na China se deteriorarem mais do que já aconteceu. Vamos lembrar que aquele país é o maior produtor e consumidor de trigo, com uma expectativa neste ano de colher 100 milhões de toneladas. Resta esperarmos que o La Niña nos traga um inverno amigo que nos permita boas produções, em particular do trigo que sempre nos obriga a importações de grande volume.

Exame