Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Ministério irá antecipar Plano Safra

08/02/2011

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pretende antecipar o anúncio oficial do Plano Safra 2011/2012 de forma a garantir que os agricultores possam programar melhor a elaboração do plantio. A informação foi destacada, ontem, durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp.

O governo ainda não tem uma data definida, mas a divulgação deve ocorrer antes do ano passado, quando os recursos foram detalhados em 7 de junho. Entre os aportes previstos, confirma a assessoria do Ministério da Agricultura, estão R$ 408 milhões para seguro rural, já aprovados pelo Congresso Nacional.

Durante o encontro, Rossi alegou que os responsáveis pela alta no preço dos alimentos no mundo são os países desenvolvidos, que concedem altos subsídios. "O Brasil não tem culpa nenhuma do aumento dos preços. Não foi o Brasil que estimulou a especulação nos mercados de commodities agrícolas. Somos eficientes, produzimos com baixo custo e colocamos produtos no mercado a um preço justo."

O ministro adiantou que pedirá a prorrogação da data para a averbação da reserva legal (11 de junho) e que negocia a desvinculação dessa questão da concessão de crédito. O vice-presidente de Agronegócios do BB, Luiz Carlos Guedes, diz que o banco é obrigado a cumprir a lei.

Fonte: Correio do Povo