Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Novos cipeiros da Cotrijal participam de treinamento

09/07/2009

A atividade teve a participação dos 58 membros das 12 Cipas que envolvem as 29 unidades da cooperativa.

Sob a orientação do técnico de Segurança do Trabalho Nilton Scalco, os novos cipeiros receberam orientações sobre prevenção de acidentes, uso de equipamento de segurança, riscos ambientais existentes nos diferentes locais de trabalho, primeiros socorros, legislação trabalhista e prevenção de incêndios. Também responderam a um questionário para apurar seus conhecimentos em relação à legislação trabalhista e prevenção de acidentes.

Na abertura do treinamento, o diretor administrativo-financeiro da Cotrijal, Dirceu Olair Hoffstaedter, destacou a importância da Cipa para a redução dos riscos de acidentes e a melhoria da qualidade de vida no trabalho. "Vocês têm uma grande responsabilidade, porque além de fiscalizar, vão observar e sugerir mudanças que possam melhorar cada vez mais a relação homem e trabalho na empresa", afirmou.
A CIPA

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Conforme legislação do Ministério do Trabalho, é obrigatória para empresas que possuam funcionários com vínculo empregatício e deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados.

Os novos cipeiros da Cotrijal, gestão 2009/2010, foram definidos no dia 30 de junho, sendo 50% eleitos pelos colaboradores e os restantes 50% indicados pela direção da cooperativa. A posse dos novos cipeiros acontece dia 3 de agosto.

SIPAT 2009 De 20 a 24 de julho, a Cotrijal realiza sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Durante uma hora diária, os colaboradores irão sair da rotina para acompanhar palestras com profissionais de diferentes áreas do trabalho visando obter conhecimentos sobre prevenção de acidentes, melhoria das condições de trabalho e de saúde.

A Sipat é organizada pela Cipa, com o acompanhamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Cotrijal. É realizada pelas 12 Cipas, envolvendo todas as unidades da cooperativa.

COMPONENTES DAS CIPAS COTRIJAL GESTÃO 2009/2010

NÃO-ME-TOQUE Titulares: Jorge Luiz Correa Canal- Presidente, Enio Luiz Guadagnin- Vice-Presidente, Gabriela Keriéli Kirst- Secretária, Roberto Luiz Winter, Rosélio dos Santos, Marcelo Moraes, Marilene da Silva, Maria Cristina Milhoransa. Suplentes: José Fernando Hahn, Antoninho Pereira do Amaral, Luis Fernando Hansen, Márcio Rodrigo dos Santos, Viviane Maria Kern Fraporti, Tiago Rafael Sprandel.

COLORADO Titulares: Claudiomar Alves Xavier- Presidente e Ronaldo Rech- Vice- Presidente. Suplentes: Renata Caraffini- Secretária e Edson Rauber.

VICTOR GRAEFF Titulares: João Adriano Fleck-Presidente e Carlos Ervino Vieira- Vice- Presidente. Suplentes: Anderson Steffler- Secretário e Jhonathan Reges Appelt.

TIO HUGO Titulares: Silvani Steffler Teichmann- Presidente e Tafael do Nascimento- Vice-Presidente. Suplentes: Júlia Cassiane Borges- Secretária e João Assis da Silva.

VISTA ALEGRE Titulares: Flávio Cofferi- Presidente e Enir José Vargas- Vice- Presidente. Suplentes: Fabiane Barilli Xavier- Secretária e Fábio Fossatti.

ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL Titulares: Carlos Olmiro Fulber- Presidente e Rosemir Pilger- Vice- Presidente. Suplentes: Carlos Eduardo Maurer- Secretário e Roberto de Quadros.

SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO Titulares: Arlei Edson Soletti- Presidente e Claudiomiro Pedro Kuhn- Vice- Presidente Suplentes: Tatiane Betella- Secretária e Tomé Antônio Schuster.

UPL I Titulares: Cláudio Vilmar de Souza- Presidente e Fábio Roveda- Vice-Presidente. Suplentes: Elisângela Ballin- Secretária e Diones Alves Pereira.

CARAZINHO Titulares: Adriano André Rodrigues- Presidente e Emerson R.Chaves- Vice- Presidente. Suplentes: Silvano Schneider- Secretário e Diones Longo.

SALDANHA MARINHO Titulares: Luciano Arno Bloss- Presidente e Glênio Rodrigues da Costa- Vice- Presidente. Suplentes: Rita Damiani do Nascimento- Secretária e Josias Limberger.

UPL II Titulares: Vademar Palhano dos S. Neto- Presidente e Joanes Volnei dos Santos- Vice- Presidente. Suplentes: Graziela Pereira da Silva- Secretária e Marines Tariga.

PASSO FUNDO Titulares: Evandro Limberger- Presidente e Darci Zanchet- Vice -Presidente. Suplentes: Vagner Pereira da Silva- Secretário e Letícia Neli Facchi.