Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Reconhecimento cooperativista

28/01/2011

Com o destaque na agricultura de precisão, a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, recebeu nesta quarta-feira (26), a homenagem da Assembleia Legislativa Gaúcha. As atividades foram realizadas no Teatro Dante Barone, e consolidou o programa de gestão do presidente do parlamento, Giovani Cherini (PDT), sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. Foram premiadas 41 cooperativas e entidades que se destacaram no setor cooperativista.

No evento Cooperativismo: o sucesso da cooperação, promovido pelo Parlamento gaúcho em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o deputado enfatizou a bandeira defendida durante o último ano da 52ª Legislatura, ao afirmar que "sem cooperação não há sociedade". Ao ressaltar a importância da união de esforços voltada ao bem comum, destacou que 60% dos gaúchos estão ligados ao cooperativismo. Segurando os três elos que usou como simbologia de sua gestão, Cherini frisou que a cooperação possibilita que as diferenças sejam menores que as convergências.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, prestigiou todo o evento, e recebeu das mãos de Giovani Cherini o diploma referente a homenagem. "A força do cooperativismo gaúcho está ganhando espaço, rompendo fronteiras e cada vez mais cativando adeptos. Me sinto honrado em receber essa homenagem e afirmo que cada vez mais a importância da cooperação está sendo reconhecida pela sociedade", comentou Mânica.
O evento também contou com a participação do governador Tarso Genro, que lembrou a importância das cooperativas no desenvolvimento das comunidades e na regulação do mercado. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, elogiou a atuação da Assembleia Legislativa na promoção do cooperativismo. O dirigente apresentou potencialidades do setor no Rio Grande do Sul, apontando que 2 milhões de pessoas são associadas em cooperativas e que mais de 6 milhões de gaúchos estão ligados à cooperação.

Presenças: o presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Osório Martins, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, o representante do Tribunal de Justiça, juiz de Direito Pedro Pozza, o secretário de Estado de Denvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e os deputados Miki Breier (PSB), Edson Brum (PMDB), Elemar Sand (PDT), Jerônimo Goergen (PP) e Gerson Burmann (PDT).