Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Ferrugem dispara e exige reforço em pulverizações

18/01/2011

Depois de um fim de semana ensolarado, o clima volta a ficar instável no Paraná, para o bem das lavouras de verão e expansão da ferrugem asiática. O número de registros da doença disparou na última semana, exigindo reforço nas aplicações de fungicida. As pancadas de chuva previstas para todas as regiões produtoras podem dificultar essa tarefa preventiva até sexta-feira.

O Paraná contava ontem com 71 casos de ferrugem em lavouras de soja confirmados. Isso representa 45% do total de 129 ocorrências registradas em âmbito nacional. Em sete dias, a doença avançou 30% no estado e 45% no país, conforme os dados do Sistema de Alerta coordenado pela Embrapa Soja, de Londrina (PR).

As regiões Centro-Oeste e Oeste do Paraná são as que mais registram focos de ferrugem, mas a doença já foi identificada em todas as regiões produtoras do estado. O quadro é considerado preocupante o suficiente para justificar reforço nas pulverizações, mas bem menos grave que o do ano passado. Nesta época de 2010, o Paraná já havia registrado 190 casos de ferrugem e o país, 1.125. Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul eram os estados mais atingidos.

Fonte: Gazeta do Povo