Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal apoia Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas

22/06/2009

O evento, que tem o apoio da Cotrijal, visa articular vereadores e lideranças cooperativistas de 153 municípios da região para a instalação, nas Câmaras de Vereadores, de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo.

A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Frencoop/RS) é constituída por um grupo político não ideológico, independente de sigla partidária, que busca a defesa dos interesses do cooperativismo e seus ramos. Foi lançada em 2 de dezembro de 1997, constituindo-se na segunda frente mais antiga criada na Assembleia Legislativa e a primeira do País. Trabalha em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS no fomento e promoção do cooperativismo, divulgando e defendendo a sua doutrina e estimulando a sua prática em todos os segmentos sociais e econômicos do Estado.

Já as políticas municipais, que deliberam ações diretas ao cooperativismo, devem ter um acompanhamento das Frencoops municipais. No Rio Grande do Sul, apenas 18 dos 496 municípios têm Frencoops. E em 85 cidades, a frente está em processo de reorganização. Os Seminários das Frencoops Municipais Gaúchas pretendem aumentar esse número. "As Frencoops municipais têm um papel de grande importância para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, já que são entidades que estão próximas das cooperativas e podem interagir de forma imediata na resolução de eventuais questões relevantes de interesse destas cooperativas", ressalta o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius.
Não-Me-Toque é a segunda cidade a sediar o Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas.O primeiro encontro aconteceu em Farroupilha, no dia 28 de maio. O evento inicia às 8h30, na Câmara de Vereadores, e tem a seguinte programação:

08h30: Credenciamento

09h: Abertura

09h45: Palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius

10h15: Palestra do coordenador da Frencoop/RS, deputado Giovani Cherini

10h45: Coffee break

11h15: Relato de experiências

11h45: Plenária- propostas e encaminhamentos finais; formação de comissões municipais

13h: Encerramento

13h30: Almoço

SEMINÁRIO GERAL acontece em Gramado

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS programou ainda para este ano seminários em outros três locais: em Santo Ângelo, no dia 23 de julho; em Santa Maria, no dia 19 de agosto; e em Porto Alegre, no dia 29 de outubro. Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Gramado, acontece o Seminário Geral de Adesão às Frencoops Municipais, para avaliar os cinco eventos realizados em vários pontos do Estado e discutir a criação de um programa de intercâmbio com os vereadores comprometidos com o cooperativismo.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, os encontros constituem o primeiro passo para motivar os vereadores e a comunidade. "Município que coopera ruma ao crescimento. E, crescendo de forma cooperativista, potencializa os melhores valores da nossa sociedade".