Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Afegãos conhecem produção animal e de grãos da Cotrijal

19/06/2009

O vice-ministro Mohammad Sharif, o diretor de Meios de Vida Alternativos, Mohammad Saboor, e o diretor de Agricultura da Província de Herat, Mohammad Ismail mostraram interesse em conhecer a forma de organização da cooperativa e as tecnologias empregadas pelos associados na produção animal e de grãos.

A delegação afegã está no Brasil desde o início da semana, buscando informações sobre tecnologias, culturas e atividades pecuárias que possam ser implantadas no Afeganistão. A visita, organizada pela Embrapa e pelo Ministério das Relações Exteriores, estende-se até sexta-feira, 20/6, e percorre também unidades de pesquisa brasileiras.
No ano passado, em conferência que reuniu países desenvolvidos e em desenvolvimento, na Europa, o Brasil se comprometeu a auxiliar na reorganização do Afeganistão, que até 2002 foi dominado pelo regime Talibã. Segundo o assessor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Emerson Ribeiro da Silva, que acompanha os afegãos na visita, o governo brasileiro autorizou a doação de US$ 150 mil e a cooperação em áreas de interesse do Afeganistão, como a agrícola e pecuária. "O clima da Região Sul brasileira é semelhante ao do Afeganistão e como o Brasil se destaca em nível internacional no agronegócio e também no cooperativismo, eles vieram em busca de informações que podem subsidiar o desenvolvimento dessas áreas em seu país", explica, ressaltando que a Cotrijal foi escolhida para integrar o roteiro de visitas por ser um modelo de cooperativismo e pelos bons resultados alcançados pelos seus produtores.

O grupo, integrado ainda pelo assessor de Relações Internacionais da Embrapa, Osório Vileila Filho, e pelo pesquisador da Embrapa Trigo José Maurício Cunha Fernandes, foi recepcionado, na Cotrijal, pelo diretor de Produção, Gelson Melo de Lima, pelo diretor Administrativo-Financeiro, Dirceu Olair Hoffstaedter, pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, pelo gerente de Marketing, Fernando Geraldo Martins, e pelo coordenador da área técnica, Robson de Quadros Sandri.

Os visitantes mostraram-se impressionados com o crescimento apresentado pela cooperativa em 50 anos e depois de conhecerem duas propriedades de associados - Marcos Van Riel, no Primeiro Distrito de Não-Me-Toque, e Romeo Kohlrausch, em São José da Glória, Victor Graeff - elogiaram a forma de organização da Cotrijal e o apoio que oferece aos produtores.