Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal e Emater iniciam atividades de geoprocessamento

19/06/2009

Essa atividade marca o início do Projeto Piloto de Capacitação e Assessoramento Técnico em Geoprocessamento, fruto da parceria firmada no mês de maio entre a Emater/RS-Ascar e a Cooperativa. Estão participando 11 técnicos, sendo seis da Cotrijal e cinco da Emater/RS-Ascar, que têm como instrutores os agrônomos da Instituição Antônio Carlos Leite Borba e Rudimar Petter. O curso completo terá quatro módulos. Esse primeiro módulo segue até quarta-feira (18). Os demais estão marcados para os meses de agosto, outubro e novembro.
A capacitação irá envolver aulas teóricas e práticas. Nesse momento estão sendo passadas informações teóricas sobre cartografia, sistemas de informações geográficas (SIG) e sensoriamento remoto. De acordo com o instrutor da Emater/RS-Ascar, Rudimar Petter, nos próximos módulos serão tratadas as questões ambientais, mapeamento do uso do solo e interpretação de imagens orbitais e suborbitais.

Além das capacitações, Petter informa que a Emater/RS-Ascar irá assessorar os técnicos no campo e no mapeamento dos municípios de Não-Me-Toque, Saldanha Marinho e Ernestina. "Vamos também trabalhar um banco de dados das unidades de produção de suínos, com informações de mapas e imagens georeferenciados", explica Petter.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, além de reforçar e fortalecer a parceria entre a Instituição e a cooperativa, esse projeto piloto vai favorecer a troca de informações, que qualificará os trabalhos dos técnicos. "Esse material produzido auxiliará nas tomadas de decisões estratégicas, tanto da Emater quanto da Cotrijal, com benefícios diretos aos assistidos e cooperados", avalia Adami.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar