Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

O meio ambiente e o interesse econômico

05/06/2009

Diria que comemorado não deve ser a palavra ideal para o que se enfrenta no mundo, consequências da ação do homem contra o meio ambiente.

Não se nega que por muitos séculos o homem lidou com o seu meio para encontrar maneiras de se sobrepor - porque sobreviver seria possível, sem a roda, combustível fóssil, energia atômica, eletroeletrônicos. Tudo que o homem fez foi de forma predadora. Então, hoje, diante da resposta do meio ambiente, começou a surgir reações contra mecanismos legais que vão forçar uma mudança de atitude. Se não for pela força da lei, da penalização, o homem, por uma série de motivos, vai continuar degradando.
A Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente de Não-Me-Toque foi feliz na programação realizada nesta semana. Promoveu oficinas de aproveitamento de materiais descartáveis e palestras com grandes conhecedores de legislação ambiental, sustentabilidade ambiental e gerenciamento de resíduos industriais.

Não pense alguém que nada tem a ver com o assunto, pois o homem também é parte integrante do meio ambiente (como disse o biólogo Jackson Müller). Todos somos responsáveis, porque é do meio ambiente que vem a água que bebemos e é para lá que vai o lixo que produzimos.

O momento é crucial. Não dá mais para fazer de conta que não temos nada a ver com o assunto.

Autor: Helaine Gnoatto Zart Fonte: A Folha