Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal engajada na campanha 'Maio Amarelo' por um trânsito mais seguro

Cotrijal engajada na campanha 'Maio Amarelo' por um trânsito mais seguro
Pedro Vitor Tariga é borracheiro da Cotrijal há 24 anos (Clique para ver mais imagens)
Claudir João Kaiser ao lado dos colegas, também motoristas da Cotrijal Almir César Rambo, engenheiro agrônomo, reconhece a importância da prudência no trânsito Maio Amarelo é um movimento internacional com atenção voltada a redução de acidentes de trânsito

Claudir João Kaiser é motorista da Cotrijal há 20 anos e sempre um apaixonado pela profissão. Todos os dias quando saí com a missão de transportar suas cargas sabe que é um patrimônio valioso para sua família e empresa, por isso, toma todas as precauções para uma viagem tranquila, sem acidentes ou imprevistos dentro e fora do caminhão. 

"Estar na estrada é sempre um risco muito grande. Por isso, não podemos nos descuidar dos equipamentos de proteção individuais, da manutenção dos veículos, a atenção, a estrada e a segurança de todos. A Cotrijal nos dá todo suporte para trabalhar e retornar bem", relata Kaiser.

Compartilhando desta preocupação, a Cotrijal aderiu ao movimento internacional 'Maio Amarelo',  com atenção voltada a redução de acidentes de trânsito. "As medidas preventivas acontecem o ano todo, porém, durante o mês de maio, nós da Cotrijal queremos chamar atenção sobre a importância do tema, estimulando a participação dos nossos colaboradores, da população, empresas, governo e entidades", aponta o presidente da  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) Sede, Leandro Orso do Nascimento.

Nós somos o trânsito

O tema do movimento 'Maio Amarelo' para 2018 é “nós somos o trânsito”, apontando a importância para que cada um faça sua parte para um trânsito seguro. Pedro Vitor Tariga é borracheiro da Cotrijal há 24 anos e sabe muito bem que todas as peças são fundamentais para um trajeto sem contratempos.

"A minha parte em toda essa engrenagem é revisar e atestar a aptidão dos pneus, apertar as polcas, orientar o motorista a observar para não dar nenhum problema na viagem. Além de atraso na viagem, um pneu ruim pode causar muitos problemas. Então eu entendo a importância do meu trabalho para que todos retornem bem para os seus lares ao final do dia. Segurança no trânsito é um conjunto de fatores", menciona Tariga.

O maior patrimônio são as pessoas

Júnior Fabio Rosa dos Santos, gerente de Logística, destaca que a cooperativa possui preocupação constante com as pessoas, que são o maior patrimônio da organização. "Existe um padrão para a utilização dos veículos da organização, regras que garantem ao bem-estar dos usuários, dos demais condutores e pedestres que estão trafegando, economia dos recursos, menor impacto ambiental e também frota com vida útil mais duradoura", explica.

Entre as medidas que geraram maior mudança, Santos menciona a telemetria veicular – uma solução de monitoramento que visa a gestão de dirigibilidade feita por medição de performance do veículo, como velocidade, acionamento de freios, embreagens, entre outros. "O principal objetivo da telemetria hoje é a segurança. Já notamos mudanças de educação no trânsito, redução da velocidade média, menos registros de acidentes, menor custo com manutenção e combustível, consequentemente, menor emissão de Dióxido de Carbono (CO2)", avaliou.

O gerente de Logística acrescenta que a Cotrijal disponibiliza e fiscaliza para que todos usem sinto de segurança, equipamentos de proteção e alguns colaboradores passam por treinamento de direção defensiva. A cooperativa também realiza a manutenção preventiva e corretiva de todos os veículos.

Prudência e atenção – Almir César Rambo é engenheiro agrônomo e entende o veículo como uma ferramenta de trabalho, por isso, cuidado na direção para ele é prioridade. "Da mesma forma como tomo cuidado com o uso de equipamentos de proteção para manusear um agroquímico, por exemplo, sou atento a forma como utilizo o veículo para chegar ao produtor. Atenção ao uso das setas, ao respeito do limite de velocidade principalmente, cuido para não utilizar o celular enquanto estou dirigindo, por exemplo. Assim estou preservando o patrimônio, a saúde da gente e a nossa presença tanto na empresa quanto na família", comentou.

Maio Amarelo – A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organizações das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em maio de 2011. A partir de então, o mês temático é proposto no mundo inteiro. Já a cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito: placas amarelas alertam motoristas/motociclistas sobre possíveis problemas à frente; e a cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. 

DICAS DA CIPA PARA SEGURANÇA NO TRANSITO:

1. Todos os ocupantes do veículo (adultos e crianças) devem usar o cinto de segurança – inclusive no banco traseiro;

2. Crianças de até sete anos e meio devem usar o equipamento de proteção adequado a idade – bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação;

3. O pedestre deve ser sempre respeitado. Lembre-se: você também é pedestre. Dê passagem à vida!

4. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona;

5. Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Mantenha uma distância segura de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas;

6. Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente de escolas ou lugares de grande concentração de pedestres;

7. Use sempre os equipamentos de proteção para conduzir motocicletas: capacete, luvas, botas e jaquetas;

8. Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito;

9. Não use celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco pra quem está no volante;
 
10. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal


Cotrijal engajada na campanha 'Maio Amarelo' por um trânsito mais seguro Claudir João Kaiser ao lado dos colegas, também motoristas da Cotrijal Almir César Rambo, engenheiro agrônomo, reconhece a importância da prudência no trânsito Maio Amarelo é um movimento internacional com atenção voltada a redução de acidentes de trânsito