Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

METEOROLOGIA: Cotrijal antecipa informações sobre o clima na safra 2017/18

METEOROLOGIA: Cotrijal antecipa informações sobre o clima na safra 2017/18
o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos projetou o clima para a próxima safra (Clique para ver mais imagens)
Enio Schroeder fez a abertura do evento Bom número de produtores prestigiaram o evento

Conhecer as tendências de clima para a próxima safra pode auxiliar muito na tomada de decisões. Foi com essa premissa que a Cotrijal, através do Departamento Técnico, com o apoio da empresa Dow Agrosciences, realizou na manhã desta quarta-feira (11/10), a palestra “Perspectivas de clima para a safra 2017/18”, com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

Associados, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e gerentes das unidades de negócios da cooperativa prestigiaram a palestra e acompanharam atentamente cada gráfico apresentando pelo palestrante, que foi enfático ao afirmar que a próxima safra de verão (2017/18) não terá a influência do fenômeno La Niña. “Teremos períodos com uma menor quantidade de chuvas, mas isso não caracterizará a La Niña, pois esses veranicos não serão extensos. Ou seja, não teremos mais de 15 dias sem chuva no verão”, comentou Marco Antônio.

O palestrante disse que as chuvas serão mais esparsas e não tão abundantes como na safra 2016/17, o que considerou positivo. “Vale mais uma chuva de 15 milímetros por semana, do que apenas uma de 150 milímetros no mês”, enfatizou. Ele destacou também que outra tendência é a grande variação de temperatura em alguns dias, o que deve acontecer com frequência a partir de novembro de 2017. 

O evento contou com a presença do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; do superintendente Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch; do superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; do representante técnico e comercial da Dow Agrosciences, Alexandre Buzzatti, e do gerente de Vendas na Dow AgroSciences, Giovani Albuquerque. 


Fake News – Cuidado com a notícia falsa!

Marco Antônio deixou um alerta em sua palestra. Ele fez referência a facilidade de acesso as informações e de como os produtores podem identificar a verdadeira procedência dessas ‘notícias’. “Busquem fontes confiáveis, utilizem informações oficiais, dêem a preferência para quem está ao seu lado, como por exemplo os profissionais da cooperativa. Uma informação errada ou falsa pode influenciar, de forma negativa, uma tomada de decisão”, alertou.

Outro alerta foi para as projeções para a safra de 2018/19, que apresentam características de presença da La Niña. “Ainda é cedo para afirmar, mas peço que prestem atenção nessas informações, pois esse quadro vem ganhando forma”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal 


METEOROLOGIA: Cotrijal antecipa informações sobre o clima na safra 2017/18 Enio Schroeder fez a abertura do evento Bom número de produtores prestigiaram o evento